Revit para interiores: conheça as vantagens de utilizar o software

Se você atua com design de interiores ou arquitetura, é provável que já tenha ouvido falar que o Sketchup é a melhor ferramenta para seus projetos. 

De fato, é inegável que ele se destaca e ainda é o software mais utilizado para essa finalidade.

No entanto, o Revit pode oferecer benefícios ainda maiores. Pode parecer surpreendente, mas estamos falando a verdade. 

O Revit é um aliado poderoso para arquitetos e designers de interiores, abrindo um leque de possibilidades no desenvolvimento de projetos. 

Ele se destaca por permitir uma parametrização detalhada, integração entre diferentes áreas e atualização automática, entre muitos outros recursos.

Ao contrário do Sketchup, no Revit nada é superficial. Cada elemento, desde um móvel até uma parede, janela ou piso, contém informações ricas e específicas.

Quer descobrir como aplicar o Revit em seus projetos de interiores? Continue lendo e explore todas as vantagens!

Bárbara Pavenello

CEO | Blocks®

“Sei que muitos não utilizam o Revit para desenvolver projeto de interiores, mas, para mim, ele é um dos melhores softwares para fazer isso. Com a interoperabilidade do programa, eu consigo saber exatamente o que as outras áreas do projeto estão fazendo e, assim, ajustar meu projeto de acordo com as mudanças. Além disso, com o Revit, fica mais fácil a comunicação com o cliente. Caso ele tenha acesso ao BIM 360, é possível ver ao vivo o desenvolvimento do projeto.”

O que é Revit?

O Revit é um software de modelagem BIM (se quiser saber ‘o que é BIM’, acesse o nosso blog “O que é BIM: saiba tudo sobre o universo dessa metodologia”) desenvolvido pela Autodesk

Diferentemente de programas CAD tradicionais, como o AutoCAD, ou modeladores 3D mais gerais, como o Sketchup, o Revit foi criado para a projeção complexa e inteligente. 

Ou seja, o profissional que trabalha com Revit não liga apenas para a representação visual de um projeto arquitetônico, mas sim com sua estrutura técnica por completo. 

Então, cada elemento de um projeto possui informações detalhadas (que também chamamos de ‘parâmetros’) e todos estão interligados.

Mas como assim interligados? Quando você faz uma mudança no modelo 3D, todas as vistas e documentos se atualizam automaticamente. 

Então, se você mover uma parede, por exemplo, os cortes, fachadas e até tabela de áreas serão atualizados instantaneamente, sem precisar redesenhar de novo. 

Não podemos também esquecer que, por ser um software BIM, o Revit tem interoperabilidade, o que facilita a comunicação entre as áreas. 

Quem pode utilizar o Revit?

Imagem ilustrativa de recursos do Revit para interiores, destacando compatibilidade com diversas ferramentas de design, incluindo mouse, régua, paletas de cores e tablet com modelo 3D.

O Revit oferece milhares de possibilidades para os profissionais AEC (arquitetura, engenharia e construção) e, claro, designer de interiores. 

  • Arquitetura: Modelagem BIM do edifício e interiores base; geração automática de plantas/cortes; estudos de layout/iluminação; quantitativos e detalhamentos; coordenação com demais disciplinas.
  • Engenharia: Modelagem estrutural e MEP integrada ao modelo arquitetônico; detecção de interferências; dimensionamentos via add-ins; extração de quantitativos; documentação técnica consistente.
  • Construção: Compatibilização de modelos federados para obra; clash detection; listas de materiais e planejamento; registros as built; integração 4D/5D (ACC/Navisworks) para controle de prazos e custos.
  • Design de Interiores: No revit para interiores, layout e ergonomia paramétricos; marcenaria sob medida com famílias; tabelas de mobiliário e acabamentos; elevações internas e renders rápidos para aprovações.

Ou seja, o Revit é uma plataforma que pode ser utilizada para inúmeras atividades do setor AEC, inclusive para design de interiores. 

Quais são as vantagens de usar Revit para interiores?

Agora que já entendemos o que é o Revit e quem são seus usuários, vamos focar no nosso tema principal: design de interiores.

Quais seriam as vantagens específicas de utilizar o Revit para interiores? Será que um designer de interiores ganha algo adotando essa plataforma?

Vamos ver!

1. Parametrização dos mobiliários

Imagem de um projeto de interiores criado no Revit, exibindo ambientes bem planejados com móveis e detalhes de decoração para otimizar espaços.
Créditos: Blocks®

No universo de interiores, lidar com mobiliário é rotina. São sofás, mesas, armários, cadeiras de todos os tamanhos.

Uma vantagem clara do Revit para interiores é a possibilidade de usar famílias paramétricas de mobília e decoração.

Com a parametrização, os mobiliários têm suas dimensões e outras propriedades ajustadas facilmente, sem precisar desenhar tudo de novo. 

Por exemplo, imagine um armário de cozinha: em vez de ter que modelar várias versões, no Revit, você insere uma família paramétrica de armário e simplesmente digita as larguras e alturas desejadas — o modelo se ajusta automaticamente.

2. Documentação detalhada

Imagem demonstrando projeto de interiores no Revit, destacando modelagem 3D e planta baixa para ambientes internos, ideal para profissionais de arquitetura.
Projeto da Casa Farnsworth em Revit | Créditos: Blocks®

Muitas pessoas acreditam que um projeto de interiores se resume a uma representação visual. No entanto, a realidade é bem diferente.

Os projetos de interiores exigem um alto nível de detalhamento na documentação, pois a sua composição afeta diretamente todas as áreas de um projeto. 

Então, em um projeto de interiores, temos uma grande variedade de documentação, como layout imobiliário, planta de forro, vistas internas de cada parente, detalhamento de marcenaria, esquema de iluminação, e por aí vaí. 

É muita coisa!

No entanto, com o Revit, grande parte da documentação é gerada de maneira automática e coerente a partir do modelo 3D. 

Por exemplo, ao modelar uma sala no Revit com todos os móveis e acabamentos, você tem quase instantaneamente todas as documentações para apresentar ao seu cliente.

O melhor de tudo? Sem precisar “desenhar” linha por linha. O Revit puxa as informações do modelo. 

3. Compartilhamento de projetos

Lembra que falamos da colaboração no Revit? Isso é um grande benefício para os projetos de interiores, que, muitas vezes, acontecem em conjunto de projetos arquitetônicos e de engenharia. 

Com o Revit, todos conseguem trabalhar em conjunto de forma integrada. É o fim daquela troca infinita de arquivos desatualizados por e-mail.

Vamos exemplificar dois cenários:

  • Primeiro: você, designer de interiores, está fazendo o projeto de um apartamento enquanto o arquiteto está desenvolvendo a reforma estrutural desse apartamento. Se ambos utilizarem o Revit, dá para vincular os modelos — o seu modelo de interiores e o modelo arquitetônico.
  • Segundo: vários profissionais trabalhando no mesmo projeto de interiores simultaneamente. Talvez você cuide da cozinha e varanda gourmet enquanto um colega foca nos quartos, tudo dentro do mesmo arquivo Revit, usando a função de worksharing. Assim, cada um modela sua parte e as mudanças de todos aparecem integradas em tempo real para o time.

O compartilhamento também pode se estender ao cliente e outros envolvidos, o que facilita a visualização de todas as etapas do projeto para leigos. 

Para complementar, o Revit também possui integração com plataformas online (como o Autodesk BIM 360), onde é possível centralizar o projeto na nuvem.

Assim, colaboradores remotos conseguem acessar o projeto, sem precisar instalar o Revit necessariamente. 

4. Atualização automáticas

Atualizações automáticas aplicado em projeto em Revit | Créditos: Blocks®

Como estamos falando de BIM, não podemos deixar de falar das atualizações automáticas do modelo. 

Em projeto de interiores, sabemos que as mudanças acontecem o tempo todo: o cliente liga pedindo troca de revestimento, muda o móvel que não coube, o engenheiro precisou mover um ponto elétrico, etc. 

Cada alteração, por menor que seja, pode implicar atualizar vários desenhos e informações. 

No método tradicional, isso dá um trabalhão e está sujeito a erros. Por exemplo, você pode esquecer de refletir a mudança em alguma prancha. 

Com o Revit, tudo se atualiza junto, automaticamente

Fez uma mudança no modelo? Todas as vistas, cortes, listas e renderizações ligadas a esse trecho já estarão mostrando a nova realidade.

5. Plug-ins

Utilizando plug-in Blocks em projeto de interiores no Revit| Créditos: Blocks®

Por último, mas não menos importante: são os plug-ins do Revit

Essa é uma funcionalidade extremamente útil, especialmente para nichos como o design de interiores

Basicamente, o Revit permite que desenvolvedores criem complementos que rodam “dentro” do programa, adicionando novas funcionalidades ou conteúdos. 

E adivinha? Existem plug-ins para quase tudo que você imaginar! 

Para quem projeta interiores, existem alguns plug-ins chaves, como: Plugin Blocks, Lumion LiveSync, Enscape ou Twinmotion

Por exemplo, no plug-in Blocks, em vez do designer ficar procurando mobiliários na internet, com alguns cliques, é possível projetar um cômodo completo.

Afinal, Revit é bom para interiores?

Chegamos então à pergunta crucial: Revit é bom para interiores?

A resposta, ao que tudo indica, é sim — e cada vez mais! 

Ficou claro que o Revit traz ao designer de interiores uma estrutura completa de trabalho. Com ele, você consegue desenvolver um projeto de maneira totalmente integrada

A integração com arquitetos e engenheiros, garante que seu projeto de interiores “converse” com o restante da obra, o que evita retrabalhos. 

Mas, vamos ser francos: nem tudo são flores. O Revit tem uma curva de aprendizagem mais íngreme do que o Sketchup, por exemplo. 

Então, para um designer acostumado apenas com ferramentas mais simples, certamente haverá um período de adaptação. 

No entanto, a tendência do mercado aponta para uma convergência para o BIM, mesmo no design de interiores. 

Já existem escritórios que estão valorizando entregas mais completas e detalhadas. Então, você, como design de interiores, precisa investir em BIM para se adequar ao mercado.

Stephannie Serafini

Analista de Marketing e Arquiteta | Blocks®

“O mercado de AEC e design de interiores, está cada vez mais “pendendo” para o BIM. Embora muitos profissionais acreditem que o BIM é uma realidade passageira, já existem obras governamentais que “obrigam” os projetos serem em Building Information Modeling. Ou seja, essa metodologia, querendo ou não, já é uma realidade. Então, você, que é profissional de design de interiores, invista em seu futuro e não deixe de estudar BIM. Mesmo que a curva de aprendizagem do Revit seja mais alta, não é impossível. Com certeza, depois que aprender, você terá projetos mais satisfatórios e completos.”

Alguém disse plugin de Revit para design de interiores?

Se você quer dar um passo a frente com seus projetos de interiores em Revit, o plug-in Blocks pode te ajudar. 

Sabemos que o Revit é uma ferramenta que pode ser complexa, mas nosso plugin veio para facilitar ainda mais o seu processo de aprendizagem. 

Em vez de você projetar seus mobiliários do zero, com nosso plug-in, você tem acesso a mais de 7 mil famílias para seu projeto.

Isso mesmo! Em poucos cliques, você pode projetar um cômodo por completo. E o melhor de tudo é que é gratuito. 

É só baixar e começar a usar no Revit! Legal, né? Então, tá esperando o quê? Baixe agora mesmo.

Conclusão

Deu para entender que o Revit para interiores é uma realidade, né? 

Se sua meta é entregar cada vez mais projetos profissionais, detalhados e integrados com outras disciplinas, o Revit será seu melhor amigo. 

É claro que adotar o Revit requer investimento de aprendizado e mudança de alguns hábitos de projeto, mas com o auxílio do nosso plug-in, tudo fica mais fácil. 

Então, fica o convite: que tal experimentar o Revit nos seus próximos projetos de interiores e sentir na prática essas vantagens? 

Gostou do conteúdo? Compartilhe abaixo em suas redes sociais e acompanhe o blog da Blocks para mais dicas de Revit, BIM, Arquitetura e Design de Interiores.

Prazer, sou Marcos Miguel, 24 anos, brasileiro e Redator SEO na Blocks®. Sempre tive paixão pela escrita, e o SEO foi amor à primeira vista. Atualmente, estudo Comunicação Social, com habilitação em Comunicação Organizacional, na Universidade de Brasília (UnB). Gosto de dias ensolarados, música e boas conversas com amigos, características que refletem no meu estilo de escrita, sempre focado em dialogar com o leitor. Espero que aproveite os artigos da Blocks®!

Seja Parte da Revolução BIM!​

Receba as últimas novidades do mundo da construção digital diretamente em sua caixa de entrada.

Ao clicar em enviar, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses. Saiba mais em política de privacidade.

Seja Parte da Revolução BIM!​

Receba as últimas novidades do mundo da construção digital diretamente em sua caixa de entrada.

Ao clicar em enviar, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses. Saiba mais em política de privacidade.

¡Sé parte de la Revolución BIM!

Recibe las últimas novedades del mundo de la construcción digital directamente en tu bandeja de entrada.

Al hacer clic en enviar, acepto recibir comunicaciones de acuerdo con mis intereses. Más información en la política de privacidad.

¡Sé parte de la Revolución BIM!

Recibe las últimas novedades del mundo de la construcción digital directamente en tu bandeja de entrada.

Al hacer clic en enviar, acepto recibir comunicaciones de acuerdo con mis intereses. Más información en la política de privacidad.

Be part of the BIM Revolution!​

Get the latest scoop on digital construction delivered to your inbox.

By clicking submit, I agree to receive communications based on my interests. Learn more in our privacy policy.

Be part of the BIM Revolution!​

Get the latest scoop on digital construction delivered to your inbox.

By clicking submit, I agree to receive communications based on my interests. Learn more in our privacy policy.

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.