Mais um ano se passou, e já temos uma nova atualização do nosso ‘queridinho’ do BIM, o Revit 2026.
A Autodesk, no início de abril de 2025, marcou o 25º aniversário do software BIM que estreou nos anos 2000.
Todos os anos recebemos novas atualizações do Revit e, sempre, somos surpreendidos com as novas funcionalidades do software.
Este ano não é diferente: o Revit 2026 vem com inúmeras novidades para seus usuários, incluindo desempenho, interface, ferramentas BIM, interoperabilidade e muito mais!
Quer saber o que tem de novo te esperando no Revit 2026? Então, continue a leitura com a Blocks®
Harlan Brumm
Gerente Sênior de Produto do Revit na Autodesk®
“O Revit 2026 representa nossa visão para o futuro do BIM — onde a inteligência artificial, o design generativo e a interoperabilidade perfeita se combinam para criar um processo de projeto verdadeiramente integrado. Esses avanços permitem que nossos clientes foquem mais em criar edifícios inovadores e sustentáveis, e menos nos aspectos técnicos de coordenação e documentação”
O que é Revit?
O Revit é uma plataforma de modelagem de informação da construção, também conhecido como BIM (Building Information Modeling), desenvolvida pela Autodesk.
O software revolucionou a maneira como arquitetos, engenheiros, e construtores projetam e gerenciam seus trabalhos.
Diferentemente do desenho CAD tradicional, em que cada linha e cada elemento são apenas vetores em duas dimensões, o Revit trabalha com objetos paramétricos em 3D.
Esses objetos carregam, além de geometria, informações sobre materiais, quantidade, custos e comportamentos ao longo do ciclo de vida do empreendimento.
Quando você cria uma parede no Revit, por exemplo, ela não é só um desenho: é um componente que sabe de sua espessura, de sua composição, de sua altura e até como se relaciona com portas e janelas.
Quais são as novidades do Revit 2026?
Agora que você já sabe um pouco sobre o Revit, vamos conhecer quais são as novidades que estão te aguardando no Revit 2026. Veja a seguir!
1. Integração com Autodesk ReCap (scan-to-mesh)

Uma das novidades que chamou a atenção do público é o plugin Recap Pro para Revit, que permite a integração de nuvens de pontos e malhas de captura da realidade diretamente no Revit.
Quem se beneficia dessa nova funcionalidade são os projetos de retrofit e reuso adaptativo, pois é possível importar grandes volumes de dados escaneados sem degradar o desempenho do modelo.
Além disso, o plugin permite criar famílias do Revit a partir de geometrias de malha importadas, o que possibilita a adição de pontos de conexão, extrusões e outros atributos à malha dentro do editor de famílias.
A integração de dados reais agiliza o fluxo “scan-to-BIM”, ou digitalização BIM, o que economiza tempo de modelagem ao usuário, além de tornar o Revit 2026 mais apto a lidar com projetos de reforma e levantamento arquitetônico.
2. Prévia tecnológica de gráficos acelerados (GPU)

Achou que a Autodesk não dava ouvidos aos seus usuários? Nada disso!
Atendendo a uma demanda antiga por melhor desempenho, o Revit 2026 agora inclui o Accelerated Graphics Tech Preview, um novo motor gráfico que usa tecnologias modernas de GPU para melhorar a responsividade na navegação 2D/3D.
É possível ativá-la nas configurações do próprio Revit e, quando ativada, essa função oferece uma navegação mais suave em vistas 3D, renderizando a maior parte da geometria (incluindo vínculos RVT) de forma mais fluída e com elementos visuais como padrões de superfície e arestas silhueta.
Apesar do peso de linhas, sombras, e outros, ainda não serem suportados nessa prévia, os ganhos de desempenho já são perceptivos.
Nota: esse novo pipeline gráfico utiliza a arquitetura Hydra do Pixar via OpenUSD, descarregando renderização do CPU para a GPU, o que abre caminhos para gráficos em tempo real no Revit.
3. Melhorias em topografia e terreno (Toposolid)

Vamos voltar para o Revit 2024? A ferramenta Toposolid, implementada no Revit 2024 para substituir as superfícies topográficas, recebeu ótimos refinamentos.
A funcionalidade, no Revit 2025, já havia sido revisitada com novidades de corte e escavação de terreno.
Agora, no Revit 2026, é possível criar sub-regiões rebaixadas (valores negativos), o que, anteriormente, era impossível.
Com isso, é possível modelar elementos como ruas, calçadas ou valas diretamente no terreno, sem precisar de “gambiarras”.
As novidades do Toposolid não acabam por aí. A função ganhou também categorias e estilos próprios, podendo ser controladas via visibilidade e tabelas.
Essas melhorias de subdivisão de terreno atendem a pedidos antigos da comunidade Revit para modelagem de sítio mais precisa.
Para finalizar, também houve ajustes de precisão em cortes de terreno e subdivisões, o que torna a ferramenta mais fácil de usar.
4. Novas ferramentas de parede (Walls by Room/Segment)

Pensando em produtividade para os arquitetos, o Revit 2026 adicionou recursos para criar paredes automaticamente conforme os limites do ambiente ou definir segmentos de paredes com mais agilidade.
Com a nova ferramenta “Create Walls By Room”, é possível gerar rapidamente paredes de acabamentos internos seguindo o perímetro de um cômodo existente, o que agiliza a etapa de compartimentação.
Por outro lado, a opção “Walls by Segment” permite esboçar paredes trecho a trecho de forma isolada, o que poupa tempo na criação inicial de alvenarias e divisórias.
5. Coleção de folhas e posicionamento de vistas

Introduzido no Revit 2025, o conceito de “Sheet Collections” foi aprimorado no Revit 2026.
Agora, as Coleções de Folhas são uma categoria de elemento, com suporte a parâmetros personalizados e tabelas (schedules) específicas.
Com isso, é possível agrupar pranchas e listar informações dessas coleções. Por exemplo, “Pranchas de Elétrica” ou “Pranchas de Aprovação”.
Além disso, também houve um avanço no posicionamento consistente de vistas nas folhas, sendo possível reutilizar o arranjo de vistas de uma folha em outras, por meio do painel de Posicionamento de Vistas.
Assim, se um projeto possui várias folhas com layouts semelhantes, o usuário pode alinhar e replicar posições de vistas automaticamente, garantindo consistência gráfica e também economizando tempo de coordenação manual.
6. Recursos de documentação e usabilidade

Apesar de ser uma pequena modificação, essa novidade torna a experiência aos usuários mais amigável no Revit 2026.
Agora, a caixa de diálogo “Manage Links” exibe também arquivos CAD importados (DWG, DXG, DGN, SKP, etc.) tanto no projeto quanto em famílias, dando maior visibilidade aos vínculos externos.
Ao vincular o worksharing, não é mais criada aquela pasta “_backup”, o que evita lixo de arquivos temporários e simplifica a colaboração entre profissionais.
Nos títulos de folha, também foi incluído uma opção de sobrepor escala múltipla — útil quando uma mesma prancha contém vistas em escalas diferentes, permitindo definir uma escala “geral” para exibir no carimbo.
Para controle de qualidade, “Views References” voltaram a ser instanciados individualmente, suportando parâmetros compartilhados.
Ou seja, cada símbolo de referência pode ter um rótulo distinto, aumentando a clareza no detalhamento do projeto.
Além de tudo isso, ao iniciar o Revit 2026 pela primeira vez, o usuário é saudado com um diálogo de Perfil que coleta sua disciplina e função de trabalho, para personalizar sugestões e configurações.
7. Disciplinas de MEP e Estrutura

Quem disse que o Revit é só para arquitetos? Especialistas em instalações e estrutura também encontram novidades na atualização de 2026.
No Revit 2026 MEP, agora é possível organizar Diagramas Unifilares Elétricos (Panel Schedules) dentro do Navegador de Projetos usando filtros e grupos, o que facilita o gerenciamento de múltiplos quadros elétricos.
Para permitir configurar bitolas e materiais personalizados para cálculos mais precisos de circuitos, foram expandidas as opções de condutores e cabos elétricos globais.
Além disso, uma nova funcionalidade de cálculo por Potência Aparente pode ser habilitada nas cargas.
Já na parte de HVAC, o conceito de System Zones foi melhorado. Agora é possível definir zonas agrupando ambientes ou desenhando limites, o que melhora análises térmicas e de fluxo de ar.
No Revit 2026 Estruturas, destaca-se o Parametric Rebar Cranking, que permite modelar dobras de ferragem de maneira paramétrica.
Os profissionais podem ajustar bitolas e ângulos de estribos e ganchos conforme a necessidade especial, com o Revit recalculando a geometria automaticamente.
Também ocorreu melhorias em conexões de aço: por exemplo, um modo de modelagem ponto a ponto para elementos de aço permite definir barras ou perfis estruturais clicando nos pontos iniciais e finais desejados.
Quer saber na prática as novidades do Revit 2026? Então, assista o vídeo a seguir do canal IMAGINiT Technologies:
Quais são os requisitos de sistema para baixar o Revit 2026?
Os requisitos de sistema mínimos do Revit 2026 são praticamente idênticos aos do Revit, com uma ligeira diferença mínima de processador. Veja os requisitos do Revit 2026:
Componente | Configuração Mínima | Configuração Recomendada |
---|---|---|
Sistema Operacional | Windows 10 v1809 ou posterior (64 bits) / Windows 11 | Windows 10 v1809 ou posterior (64 bits) / Windows 11 |
Processador | Intel® ou AMD® com clock base de 2 GHz ou superior | Intel® ou AMD® com alta frequência de clock única (3 GHz+ recomendada) |
Memória RAM | 16 GB | 32 GB ou mais (recomendado para modelos grandes e multitarefa) |
Placa de Vídeo | Básica: adaptador capaz de exibir cor True Color (24 bits) | Avançada: DirectX 11 com Shader Model 5 e ≥ 4 GB de VRAM |
Resolução de Tela | 1280 × 1024 (True Color) | 1920 × 1080 ou superior (True Color) |
Espaço em Disco | 30 GB de espaço livre | SSD com 30 GB livres (melhor desempenho em leitura/escrita) |
Conexão de Internet | 5 Mbps simétricos por máquina (licenciamento e downloads) | 25 Mbps simétricos por máquina (colaboração em nuvem e worksharing) |
A simples mudança de requisitos de sistema para baixar o Revit 2026, comparado a versão de 2025, é que a frequência mínima caiu de 2,5 GHz para 2 GHz.
O valor da licença do Revit 2026 mudou?
Embora não tenha mudado os requisitos mínimos para instalação do Revit 2026, houve um reajuste de preços para assinatura.
No dia 7 de janeiro, o desconto de renovação anual, que antes era de 5% deixou de existir, e o abatimento para renovações plurianuais caiu de 10% para 5%.
Pouco depois, em 7 de maio, veio o aumento geral de tabela: todas as novas contratações e renovações individuais (usuário nomeado) passaram a ter o preço sugerido de varejo acrescido em 3,3%.
Por exemplo, vamos supor que uma assinatura anual de Revit custe originalmente US$ 2.000/ano:
Situação | Preço br> | Desconto aplicável | Preço final aproximado |
---|---|---|---|
Até 6 jan/25 | US$ 2.000 | 5 % (renovação) | US$ 1.900 |
De 7 jan a 6 mai/25 | US$ 2.000 | 0 % | US$ 2.000 |
De 7 mai/25 (após +3,3 %) | US$ 2.066 | 0 % | US$ 2 066 US$ 2.066 |
Então, para quem ainda não renovou, recomendamos que antecipe a renovação antes de 7 de maio para escapar do reajuste, mesmo que isso signifique abrir mão de alguns meses de prazo.
Já quem precisa de um desconto maior é interessante avaliar a migração para contratos plurianuais antes de janeiro de 2026, quando haverá novas regras para licenças de rede educacionais.
No caso de empresas com contratos Enterprise, vale negociar condições diretamente com o representante Autodesk ou o revendedor, pois acordos corporativos costumam permitir flexibilizações que não estão disponíveis para assinantes padrão.
Quer mais facilidade com a nova atualização do Revit? Conte com o Plugin Blocks!
A nova atualização do Revit já está disponível e o Plugin Blocks a acompanha. Conte com a nossa presença em seus projetos!
Como o Revit, o Plugin Blocks está constantemente se atualizando, com novas famílias BIM de alta qualidade e com mobiliários essenciais para projetos arquitetônicos e interiores.
Quer ter acesso a inúmeras famílias para dar o toque que faltava em seus projetos? Conte com a Blocks® e baixe nosso plugin gratuitamente!
Conclusão
Ufa! Tivemos tantas novidades no Revit 2026, não é? E isso demonstra o quanto a Autodesk tem se empenhado a ouvir a comunidade e entregar ótimas atualizações.
Com uma performance reforçada, o Revit 2026 oferece mais tempo para focar no que importa: a criatividade e a qualidade do projeto.
Mesmo que você não utilize as novas funcionalidades da atualização, separe um ‘tempinho’ para explorá-las. Quem sabe com elas seus projetos não elevem para outro nível?
Então, não perca tempo e atualize seu software, pois quanto mais atualizado você estiver, melhor para seus projetos em BIM.
Gostou deste conteúdo? Para mais como este, acesse o blog da Blocks.