Se você é do campo da arquitetura, design de interiores ou construção civil, certamente já deve ter escutado sobre a metodologia BIM (Building Information Modeling).
Mas você já escutou falar sobre digitalização BIM? Essa é uma área do BIM que está sendo cada vez mais importante o investimento por parte dos fabricantes.
A digitalização BIM representa um investimento com grande potencial para empresas que buscam elevar seus produtos a um novo nível, integrando-os diretamente em projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC).
Uma biblioteca BIM tem o poder de gerar um poderoso marketing orgânico, onde os projetistas e clientes têm acesso digitalmente ao seu produto e podem aplicá-lo diretamente em seus projetos.
Consequentemente, a marca e o produto ganham visibilidade exponencial entre os profissionais do setor, o que potencializa a decisão final de compra.
Quer saber como a digitalização BIM pode ser um grande aliado da sua empresa? Então, senta aí, que a Blocks preparou um conteúdo completo para você!
O que é digitalização BIM?
A digitalização BIM, também conhecida como BIM para fabricantes, consiste na criação de uma representação virtual de um produto físico (objetos BIM), com informações detalhadas sobre o produto.
Essa digitalização é feita em um software BIM, como o Revit, onde é gerado um modelo parametrizado virtual equivalente ao produto real com informações essenciais para um projeto, como formas geométricas, funcionais, de materiais e de desempenho de cada componente do produto.
É pela parametrização que o profissional se guia para dar início ao seu projeto com dados reais, sem “perder tempo” se preocupando em calcular medidas.
Com a parametrização, quando o profissional faz alguma alteração em seu projeto, o objeto parametrizado irá realizar o cálculo “sozinho” para se adequar a nova modelagem — o que não acontece em softwares que não utilizam a metodologia BIM.
Como funciona a digitalização BIM?

Cada empresa especializada em digitalização BIM tem sua própria maneira de desenvolver seus objetos. Porém, geralmente, as etapas principais são: criação do modelo 3D, dados, análise e manutenção.
Como a Blocks® é uma empresa especializada em digitalização BIM, nossas etapas de criação são:
- Planejamento: O primeiro passo do desenvolvimento da biblioteca BIM da é analisar o portfólio, mercado e objetivos da empresa para determinar a melhor abordagem de desenvolvimento para cada produto.
- Especificação: O segundo passo é a especificação de produtos. Definimos os usos aplicáveis, níveis de informação necessários e contemplamos as diretrizes normativas relevantes ao projeto.
- Desenvolvimento: Na terceira etapa, produzimos os objetos BIM em softwares específicos, estruturando dados e geometrias de forma inteligente e otimizada. Nosso fluxo otimizado dentro da Blocks, permite um desenvolvimento integrado e promissor — realizando até mesmo entregas em realidade aumentada.
- Validação: O último passo é a validação pela equipe, juntamente com a empresa. Realizamos testes rigorosos e validações internas de qualidade antes da entrega final, o que garante a excelência da digitalização.
Em geral, esses são os passos que utilizamos para desenvolver uma biblioteca BIM para nossos clientes.
Com a nossa expertise no assunto, hoje, contamos com mais de 160 fabricantes que confiam em nossos serviços.
Um dos nossos principais cases de sucesso é a Portobello. Se deseja conhecer um pouco mais dessa colaboração, leia também nosso artigo: Digitalização BIM de Sucesso: a colaboração entre Portobello e Blocks
Quais são as vantagens da digitalização BIM?
Só de aderir a metodologia BIM em projetos AEC, escritórios de arquitetura, interiores ou engenharia já podem desfrutar de inúmeros benefícios.
Segundo o estudo “Como medir os benefícios do BIM — Uma abordagem baseada em estudo de caso” de Kristen Barlish e Kenneth Sullivan, a implementação dessa metodologia gera uma redução de custos de projeto entre 6,9% e 20%, podendo variar conforme o tamanho da empresa.
No entanto, quando falamos sobre digitalização BIM de produtos, os benefícios ainda são mais específicos. Conheça alguns deles a seguir!
1. Aumento da visibilidade no mercado

Sem dúvidas, uma das principais vantagens da digitalização BIM é o aumento da visibilidade no mercado.
Quando você opta em fazer uma biblioteca BIM de seus produtos e disponibilizá-los para uso em seu site, ou até mesmo em plataformas BIM — como a Blocks —, você garante que arquitetos e engenheiros utilizem seus produtos.
Essa é uma maneira fácil desses profissionais incluírem seus produtos dentro de seus projetos, uma vez que sua aplicação é simples: basta baixá-lo e adicionar ao projeto.
Um estudo do G4BIM sobre “Benefícios do BIM para fabricantes” aponta que a digitalização BIM facilita o acesso de profissionais e clientes a valores, modelos e links de compra, aumentando a probabilidade de compra.
2. Parametrização de produtos

Um dos grandes motivos para que os profissionais escolham os softwares BIM é a parametrização dos elementos.
Objetos BIM possuem informações paramétricas, como dimensões editáveis, materiais, ponto de fixação, além de metadados, o que elimina dúvidas técnicas durante o projeto.
O benefício de ter essas informações em tempo real para um projeto, também elimina futuros retrabalhos e a adequação a possíveis mudanças.
Uma pesquisa da Chathuri Widanage sobre “Integração do Design para Fabricação e Montagem (DfMA) com o BIM em infraestrutura” mostram que 30% de retrabalhos em campo acontecem quando o projetista utiliza objetos BIM detalhados, uma vez que os conflitos e erros são identificados antes da construção.
3. Redução de custos

Não podemos deixar de falar de um dos benefícios principais: a redução de custos.
Em algumas análises de custo-benefício, houve redução de 6,9% a 20% nos custos totais de um projeto quando objetos BIM de fabricante foram utilizados em fase de detalhamento.
Por exemplo, no projeto de um edifício comercial em Hong Kong, na China, a implementação de objetos parametrizados de fabricante gerou uma economia de 6,92% nos custos globais.
O que acontece é: com produtos digitalizados, os clientes e os profissionais podem saber exatamente se o mobiliário em específico será equivalente à construção.
4. Marketing

Quando falamos em digitalização BIM, estamos nos referindo diretamente ao marketing de produto.
Um dos grandes desafios dos fabricantes é gerar leads em cima de seus produtos, especialmente em um mercado AEC competitivo.
O marketing na digitalização BIM é quase instantâneo, onde o profissional escolhe um objeto na biblioteca BIM, adiciona ao projeto, aprova com o cliente e, se aprovado, o produto pode ser adquirido.
Integrar a biblioteca BIM dos softwares é um grande diferencial para qualquer empresa. Isso garante contato direto com o projeto do cliente, aumentando a visibilidade da marca e, consequentemente, as chances de venda do produto.
Um levantamento do Polyroof/NBS Whitepaper mostrou que as empresas digitalizaram seus produtos e disponibilizaram diretamente no software e, assim, viram um aumento de 80% nas consultas e 50% mais vezes especificadas em projetos.
A coleta de dados sobre o uso de seus produtos em bibliotecas BIM permite campanhas de marketing mais direcionadas. Isso ocorre porque você terá visibilidade sobre quais produtos são mais especificados em projetos.
5. Sustentabilidade e eficiência operacional

A metodologia BIM é fundamentada na sustentabilidade, uma vez que a tecnologia permite evitar o desperdício de materiais e a necessidade de refazer construções.
Por meio do BIM, é possível prever as quantidades exatas de materiais gastos em um projeto, o que leva a um uso mais eficiente dos recursos.
Além disso, ao simular o projeto em um ambiente virtual antes da construção física, é possível identificar e corrigir erros e conflitos, reduzindo ainda mais o desperdício e os custos.
Ou seja, a digitalização BIM promove a sustentabilidade ao evitar desperdício de materiais e retrabalhos. A construção fica mais ágil, além de ter seus custos reduzidos.
Por que os fabricantes devem desenvolver conteúdo BIM?
Aos olhos de quem desenvolve produtos AEC, oferecer apenas catálogos físicos ou PDFs estáticas já não é mais suficiente.
A criação de uma biblioteca BIM diminui em até 30% os erros de projeto, reduz em torno de 20% os custos com retrabalhos em campo, economiza tempo de orçamento e planejamento.
Além de simplificar a rotina de arquitetos e engenheiros, essa integração direta faz com que o produto do fabricante apareça nas buscas dentro das plataformas, como no Revit.
Outro ponto que é importante para os fabricantes é a credibilidade técnica que a padronização de objetos BIM oferece.
Seguir normas internacionais como ISO 19650 e adotar formatos interoperáveis como IFC, demonstra comprometimento com a qualidade e abre portas para projetos que exigem alta confiabilidade.
Não é raro se deparar com situações em que, mesmo concorrendo em igualdade de condições, o fabricante que possui conteúdo BIM ganha até 25% mais chances de ser cotado em uma obra.
Por fim, quando olhamos para a métrica de retorno sobre investimento, os números falam por si: fabricantes que digitalizam toda sua linha de produtos em BIM costumam atingir ROI médio acima de 300% em apenas dois anos.
Ou seja, não estamos falando só de um capricho tecnológico, mas sim sobre uma decisão estratégica que impacta diretamente no faturamento, eficiência operacional e reputação de um fabricante no mercado AEC.

Bárbara Pavanello
CEO da Blocks®
“A digitalização de produtos em BIM proporciona uma experiência completa ao projetista. Em vez de um catálogo ou PDF, ele tem acesso a um objeto inteligente, com informações sobre encaixe, comportamento e contribuição para a sustentabilidade do projeto. A especificação se torna mais clara, visitas técnicas e atrasos são evitados, e a confiança aumenta. O profissional consegue visualizar o produto funcionando virtualmente antes da compra, o que assegura que não haverá imprevistos na obra. A digitalização BIM é mais do que modelagem 3D, é sobre tranquilidade e credibilidade, elementos que fazem toda a diferença para quem projeta.”
Quer começar a digitalizar seus produtos? Conte com a Blocks!
Caiu a ficha da importância de começar a digitalizar seus produtos? Então, dê o primeiro passo à digitalização BIM com uma empresa especializada no assunto, como a Blocks.
Na Blocks, você tem acesso à uma equipe especializada em desenvolvimento BIM que criará uma biblioteca com todas as especificações necessárias para seus clientes.
Sua empresa não só terá sua própria biblioteca BIM, mas também a disponibilizaremos em nosso plugin de Revit, permitindo que profissionais acessem seus produtos diretamente.
Estamos super felizes que você decidiu dar o primeiro passo à digitalização BIM! Converse com um de nossos consultores para mais informações.
Conclusão
A digitalização BIM é mais do que apenas um investimento em modelagem virtual, é uma maneira de investir no futuro do seu negócio.
O BIM é o futuro das construções civis e já está sendo obrigatoriamente implementado em diversos países, inclusive no Brasil.
Criar conteúdo BIM dos seus produtos é uma maneira de se destacar em meios a tantos concorrentes do cenário AEC.
Então, não deixe de digitalizar-se e conte com a Blocks! Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo.
Gostou deste conteúdo? Para mais como este, acesse o blog da Blocks.