🎧 Sem tempo para ler? Então, dê um play e escute nosso artigo!
Após anos idealizando a finalização deste projeto, finalmente, podemos dizer que está pronto!
Bárbara Pavanello, a CEO da Blocks®, sempre admirou a Casa Farnsworth de Ludwig Mies van der Rohe, e sempre teve o desejo de representá-la em um projeto em Revit.
Completamente encantada pelo projeto e decidida que iria concretizar seu desejo, Bárbara, há alguns anos, decidiu trazer a Casa Farnsworth a realidade do BIM.
Mesmo com tantos obstáculos e processos complexos, a admiração de Bárbara pela obra foi tão grande que ele foi disponibilizado gratuitamente ao público.
A questão que surge é: por que oferecemos isso gratuitamente? O desenvolvimento da Casa Farnsworth em BIM sempre teve como propósito principal a democratização do acesso às informações da obra, auxiliando todos que compartilham da mesma admiração que Bárbara.
Então, ficou com vontade de baixar o projeto BIM da Casa Farnsworth? Leia como foi todo o processo de criação do projeto e baixe gratuitamente!
A Casa Farnsworth: um ícone modernista

Antes de mergulharmos no arquivo digital, é importante lembrarmos do motivo da Casa Farnsworth ser um projeto tão importante na história da arquitetura.
Concebida por Ludwig Mies van der Rohe para a doutora Edith Farnsworth como refúgio de fim de semana, a casa foi construída em 1951 às margens do Rio Fox, nos arredores de Chicago.
Com aproximadamente 206 m² de área construída, ela materializa os princípios do minimalismo e da integração com a natureza.
O design é de uma simplicidade impressionante: um volume retangular puro suspenso 1,5 metro acima do solo (por conta das cheias do Rio Fox) por pilares esbeltos, abrigando um interior de plano aberto totalmente envolto por vidro.
Do ponto de vista espacial, a Casa Farnsworth praticamente não tem paredes internas convencionais. Apenas estruturas metálicas e vidros.
A sala de estar, o dormitório, a cozinha e o escritório compartilham um ambiente único, organizado apenas em torno de um núcleo central.
Curiosidade: É no núcleo central que se concentram todas as instalações hidráulicas e áreas de manutenção da casa.
O conceito radical de Mies van der Rohe faz uma bela integração do exterior com o interior, mas levantou algumas questões sobre privacidade e conforto.
Não por acaso, a dona da casa chegou a criticar a casa por sua grande praticidade. Inclusive, alguns dizem que ela a chamou de “aquário” modernista e até cogitou processar o autor da obra.
Controvérsias à parte, a Farnsworth House (Casa Farnsworth em inglês) se tornou um marco mundial da arquitetura moderna, admirado em todo o mundo.
Sua influência é tão grande que inspirou, por exemplo, a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi em São Paulo.
Atualmente, a Casa Farnsworth funciona como casa-museu aberta à visitação pública, preservada por instituições de patrimônio histórico.
Bárbara Pavenello
CEO | Blocks®
“Quando era estudante, eu adoraria ter acesso a um modelo como este. O conselho que deixo é: não apenas navegue no 3D, mas teste alterações no modelo. Troque materiais, mova mobiliários, crie cortes novos. O aprendizado vem quando você interage com o arquivo e transforma o ícone em laboratório.”
Por que Revit? O valor do modelo digital

A resposta está no enorme valor pedagógico e prático de um modelo BIM interativo.
Diferentemente de admirar plantas impressas ou fotos da casa, com o projeto no Revit você pode simplesmente ter o projeto “vivo” em suas mãos.
Assim, você poderá navegar livremente pelo 3D, estudar cada detalhe, medir dimensões reais dos elementos e ver como tudo foi planejado.
Além disso, o modelo da Blocks é totalmente editável. Nele, é possível ocultar lajes e telhado para ver a estrutura interna, seccionar a casa em qualquer direção, ou até mesmo mover e alterar componentes para testar ideias de projeto.
Ou seja, para conhecer o projeto de “cabo a rabo” você não precisa viajar até Illinois: é só baixar de graça o projeto, abrir no Revit e explorar tudo em um só lugar.
E o melhor de tudo? Todos os mobiliários presentes na Casa Farnsworth podem ser utilizados em outros projetos.
Tudo o que você precisa fazer é só baixar o plug-in Blocks e aproveitar a coleção da Casa Farnsworth gratuitamente.
Dentro do projeto: O que você vai encontrar
Agora que entendemos o contexto do projeto, vamos destrinchar o arquivo e conhecer as novidades que existem dentro do projeto.
Fizemos questão de caprichar nos detalhes e na organização do modelo, pensando justamente para que você encontre facilmente tudo o que precisa.
Então, vamos conhecer a Casa Farnsworth em BIM? 🙂
1. Modelo 3D fiel e completo

O coração do arquivo é, claro, o modelo 3D completo da Casa Farnsworth. E quando dizemos completo, é completo mesmo.
Cada elemento arquitetônico foi modelado com fidelidade milimétrica, desde as paredes de vidro até os detalhes estruturais invisíveis a olho nu.
Nossa equipe incorporou elementos construtivos importantes que frequentemente são ignorados em modelos conceituais.
Por exemplo, foram modeladas as fundações e sapatas estruturais, os perfis metálicos dos pilares e até a passagem de tubulação pela laje técnica inferior.
O projeto foi criado pensando em confiabilidade. Então, as proporções e medidas estão totalmente alinhadas às fontes oficiais e levantamentos existentes.
Também toda parte estrutural, como vigas do telhado, encaixe e fixação, foi incluída, o que permite a visualização em cortes construtivos como a casa é montada.
2. Plantas Baixas

Por ser um modelo fiel e completo da obra, o arquivo também traz plantas baixas detalhadas e já configuradas em pranchas de desenho.
Apesar da casa ter um único pavimento principal, a planta baixa fornecida no projeto é “recheada” de informações.
Nela, você verá a distribuição do mobiliário, a definição dos espaços (sala de estar, dormitório, cozinha, etc.) e anotações que indicam as metragens de cada ambiente.
Colocamos uma legenda indicando os nomes dos cômodos e suas áreas, o que facilita a compreensão da escala do projeto.
A formatação seguiu um padrão profissional, com cotas bem posicionadas e identificação de materiais quando pertinente.
Por exemplo, na planta é possível ver marcações da modulação estrutural e do contorno da marquise externa
3. Cortes

Nenhum estudo arquitetônico estaria completo sem cortes técnicos, e o modelo da Casa Farnsworth em BIM inclui vários deles.
No nosso projeto, você encontrará dois cortes principais:
- Corte longitudinal: destaca a área técnica sob o piso elevado (pequeno vão para tubulações) e revela a disposição contínua dos ambientes, além de permitir conferir as alturas do pé-direito e a construção da laje. Por exemplo, no corte longitudinal podemos observar claramente a área técnica sob o piso elevado — um pequeno vão entre o solo e o piso onde passam tubulações e que ajuda a entender como a casa lida com instalações mesmo sendo suspensa.
- Corte transversal: evidencia a modulação da fachada envidraçada em relação à profundidade interna, mostra o núcleo central (banheiros e cozinha) dentro do plano aberto e exibe cotas de nível e detalhes de embasamento/piso. Aqui, fica evidente a relação de proporção entre o comprimento envidraçado da fachada e a profundidade do espaço interno, assim como a composição no núcleo interno (banheiros e cozinha) dentro do plano aberto.
Os cortes vêm detalhados com cotas de nível e pé-direito. Assim, você conseguirá analisar a altura total da Casa Farnsworth, a altura do forro interno e até mesmo a espessura do embasamento/piso.
Além disso, também há detalhes construtivos ampliados anexados aos cortes, como, por exemplo, um detalhe mostrando o encontro da laje do piso com o solo, ilustrando a solução estrutural e a impermeabilização adotada.
4. Vistas

As vistas (ou elevações) são as fachadas da Casa Farnsworth, e o nosso projeto fez questão de incluir todas.
São quatro elevações ao todo (frente, fundos e laterais), mostrando a casa em projeção ortogonal, cada qual em uma prancha técnica.
Nessas vistas, é possível apreciar as proporções perfeitas do desenho: a leveza do volume envidraçado parece flutuar sobre o terreno, exatamente como o projeto real.
Adicionamos informações úteis nas fachadas, como linhas de camada apontando para materiais e elementos característicos.
Por exemplo, existem notas indicando o aço estrutural pintado, os painéis de vidro de 1-4 de polegada que formam as paredes externas, e o acabamento do piso elevado.
Não podemos esquecer também que incluímos cotas de comprimento e modulação que são recursos importantes nas vistas.
Além disso, uma das fachadas exibe a dimensão total da edificação e o espaçamento entre pilares, o que permite verificar as proporções exatas pensadas por Mies.
Por fim, as vistas também mostram a relação da casa com o terreno, como a leve elevação de 1,5 m que aparece marcada, e a silhueta das árvores do entorno em segundo plano, para contextualizar a implantação.
5. Perspectivas

Além das projeções 2D, disponibilizamos diversas perspectivas 3D preparadas, que ajudam a ter uma visão mais realista e espacial da Casa Farnsworth.
No arquivo, você vai encontrar vistas 3D internas e externas já configuradas com ângulos estratégicos.
Por exemplo, colocamos perspectivas internas ortogonais que mostram em detalhe certos ambientes, como os dois banheiros e a cozinha, de maneira didática.
Nessas vistas, o teto foi removido para que possamos “espiar” dentro da casa por cima, visualizando como os móveis estão dispostos e como o núcleo interno de madeira organiza o espaço.
Além disso, também temos perspectivas externas configuradas, incluindo vistas humanizadas do nível do olho, dando a sensação de estar em pé no terreno olhando para a casa.
6. Planta de Cobertura

O projeto da Casa Farnsworth em BIM também possui uma planta de cobertura, que é uma visão muitas vezes negligenciada em estudos informais, mas de grande utilidade.
Na planta de cobertura da Casa Farnsworth, podemos observar o desenho do teto e quaisquer elementos presentes nele, como as posições das luminárias embutidas ou detalhes do painel do forro.
Embora a casa tenha um teto liso e contínuo, o desenho refletido ajuda a entender a modularidade da estrutura superior e onde ficam, como as luminárias ou sensores.
Enfim, apesar da Farnsworth não ter um forro complexo, a inclusão dessa planta enriqueceu o arquivo BIM.
7. Esquema explodido 3D

Um dos destaques mais importantes do projeto é o esquema explodido 3D. Dedicamos uma vista especial no Revit para mostrar a casa decomposta em camadas construtivas.
É quase um “Raio-X” da Casa Farnsworth.
Nessa vista explodida axonométrica, os diferentes elementos da obra são separados verticalmente.
Assim, você consegue ver, em ordem, a cobertura plana destacada, a estrutura dos pilares, a laje do piso elevada e, lá embaixo, as fundações, cada qual flutuando ligeiramente afastada das demais.
Isso cria uma visão clara de como a Farnsworth House é montada peça por peça.
Por exemplo, podemos identificar como os pilares metálicos se conectam à laje do piso e ao telhado, ou como as escadas externas tocam a plataforma.
Além disso, o arquivo também possui alguns detalhes construtivos ampliados, o que completa mais ainda a compreensão.
Por exemplo, há um detalhe em corte mostrando a conexão entre a laje do piso e o terreno, e outro do encontro da cobertura com a estrutura metálica.
Esse tipo de detalhe enfatiza soluções de engenharia da época, como impermeabilização, fixação dos pilares e isolamento térmico (no caso do piso aquecido).
8. Mobiliários

Sabe qual é o melhor de tudo? O interior do arquivo da Casa Farnsworth está totalmente mobiliado e modelado em BIM.
Todos os mobiliários do projeto são exatamente iguais aos presentes na obra real, que foram desenhados pelo próprio Ludwig Mies van der Rohe.
As famílias presentes no projeto foram desenvolvidas 100% de acordo com as peças originais, com detalhes e dados extremamente específicos.
E, para valorizar isso, colocamos vistas internas dedicadas à visualização interna que revelam detalhes do mobiliário e da ambientação.
Algumas dessas vistas são em perspectiva, posicionadas para simular o olhar de quem está dentro da casa, contemplando o espaço.
Além disso, todos esses mobiliários estão disponíveis para você utilizar no seu projeto com o plug-in Blocks. É só baixar e utilizar.
9. Perspectivas por estação do ano

Um recurso muito interessante incluso no arquivo são as perspectivas 3D por estação do ano.
No projeto preparamos quatro vistas da Casa Farnsworth, cada uma ambientada em uma estação: verão, outono, primavera e inverno.
Nessas vistas, foram ajustadas datas e horários correspondentes a solstícios e equinócios aproximadamente, de modo que conseguimos ver, por exemplo, a casa no auge do verão.
Com essa funcionalidade, você consegue ver o desempenho ambiental da casa: como ela lida com o ganho de calor do sol, quanta luz penetra no espaço em diferentes meses, entre outras situações.
10. Bônus: easter Eggs e surpresas ocultas
Chegamos ao fim do nosso projeto, mas ainda temos algumas “surpresinhas”. Preparamos alguns Easter Eggs para você!
Se você não está familiarizado com o termo, Easter Eggs são surpresas escondidas de propósito pelos criadores, para serem descobertas pelos exploradores do arquivo.
Pois bem, a equipe não resistiu a colocar algumas “brincadeirinhas” dentro do projeto que são relacionadas à Blocks.
Você acha que consegue encontrá-las? Fica então o convite: baixe nosso modelo, procure pelos Easter Eggs e divirta-se descobrindo detalhes escondidos.
Render D5: colaboração de render
Para deixar a apresentação da Casa Farnsworth ainda mais espetacular, firmamos uma colaboração especial com a equipe do D5 Render.
Daí surgiu a proposta: o D5 Render se dispôs a produzir imagens renderizadas de altíssima qualidade da obra, aproveitando o modelo digital detalhado que a Blocks iria criar.
Nosso objetivo era enriquecer o material de divulgação com as imagens de altíssima qualidade da D5.
Afinal, nada chama mais atenção do que ver a Casa Farnsworth quase como uma fotografia, com reflexos nos vidros, jogo de luz e sombra realista.
Se você quiser ter acesso à essas renderizações para não precisar renderizar do zero, vamos disponibilizar os arquivos junto com o projeto.
Afinal, como usar o arquivo em Revit da Casa Farnsworth?
Fizemos um vídeo especialmente para os usuários desse projeto. A seguir, nossa colaboradora Stephannie Serafini ensina a como utilizar o projeto. Veja e inscreva-se no nosso canal do youtube!
A Casa Farnsworth em BIM foi pensada para ir além da simples visualização 3D, funcionando como um “laboratório educativo”, onde você poderá analisar o projeto por completo.
Veja como você pode aproveitar cada detalhe do modelo:
- Explore em 3D: navegue pelo modelo interativo para entender o layout minimalista, a integração com a natureza e as proporções moduladas entre pilares, núcleo central e fachadas de vidro.
- Estude cortes e pranchas técnicas: abra as plantas, cortes (longitudinal e transversal) e elevações organizados em pranchas padronizadas para aprender detalhamento construtivo, uso de view templates e documentação profissional.
- Teste intervenções: edite o arquivo — mova paredes, troque materiais ou acrescente anexos — para praticar soluções de projeto em um caso real e consolidar seu conhecimento.
- Estude famílias BIM: estude componentes de mobiliário, esquadrias e elementos estruturais (cerca de 30 famílias já carregadas) para inserir em seus próprios projetos acadêmicos, sem necessidade de plugin.
São “milhares” possibilidades que você tem com o projeto da Casa Farnsworth em Revit. É como se você pudesse visitar a obra de Mies sem sair de casa.
Agora, você deve estar se perguntando: onde posso realizar o download do projeto? É simples! Basta clicar no banner abaixo e realizar o download no nosso site oficial.
Conclusão
A Casa Farnsworth é um “presentão” da Blocks para os estudantes, arquitetos, designers de interiores e também os entusiastas do projeto.
Com o projeto em mãos, você terá um modelo 3D totalmente personalizado e completo para admirar e estudar o projeto de Mies van der Rohe.
Se você sempre quis estudar a fundo um projeto icônico ou melhorar suas habilidades no Revit, está é a sua “chance de ouro”.
Não deixe essa chance passar: baixe agora mesmo o modelo BIM da Casa Farnsworth e comece a explorar esta obra clássica.
E para ficar por dentro de futuros lançamentos incríveis como este, siga a Blocks nas redes sociais: como TikTok, Instagram, Youtube e LinkedIn.
Aliás, não esqueça de acompanhar o blog da Blocks! Toda semana temos conteúdos exclusivos sobre o mundo AEC, BIM e Revit.