Estilo Mid Century Modern: conheça tudo sobre o estilo dos anos 60

🎧 Sem tempo para ler? Então, dê um play e escute nosso artigo!

Se você gosta de cinema norte-americano, e já assistiu os clássicos da década de 40 a 60, certamente já deve ter percebido um padrão de interiores que existem nas casas. 

É quase um padrão “hollywoodiano clássico”, onde as casas possuem móveis refinados de couro, muita madeira e iluminação quente (a série Mad Men recriou perfeitamente os interiores dos anos 60). 

Na verdade, o nome desse estilo é “Mid Century Modern”, que fez muito sucesso entre a década de 60, e voltou com tudo na década de 2020. 

No entanto, o estilo sofreu algumas mudanças — adequando-se ao estilo de vida contemporâneo — mas não perdeu o seu espírito requintado. 

Se você gosta do estilo Mid Century Modern, neste artigo, a Blocks irá te contar um pouco da sua história e ensinará a como decorar um ambiente com esse conceito. 

Então, vamos dar uma volta nos anos 60? Continue lendo! 

O que é o estilo Mid Century Modern?

O estilo Mid Century Modern é um movimento de arquitetura e design que surgiu em meados do século XX, por volta das décadas de 1940 a 1960

Esse estilo é a combinação perfeita do vintage com o moderno, com linhas limpas, formas funcionais e estética minimalista que refletiam o espírito de inovação pós-guerra. 

Então, quando falamos em estilo Mid Century Modern, estamos falando de interiores que refletem a simplicidade e também a elegância, com materiais naturais, especialmente madeira e couro.  

Stephannie Serafini

Analista de Marketing e Arquiteta | Blocks®

“É interessante como o Mid Century Modern bebe muito da Bauhaus, né? Especialmente na forma como os materiais são usados sem disfarces. Madeira com sua textura aparente e valorizada, couro que perpassa o tempo, metais expostos e crus, tudo isso cria autenticidade. Esse respeito às características naturais é o que garante que, mesmo décadas depois, o estilo continue atual e sofisticado!”

Quando surgiu o estilo Mid Century Modern?

Casa na rua de Palm Springs em Califórnia | Fotografia por: Helene Havard Photography

Como dito anteriormente, o estilo Mid Century Modern ganhou vida no final dos anos 40, logo após a Segunda Guerra Mundial, e permaneceu em alta até meados dos anos 60

Nesse período, o mundo estava se estabilizando economicamente, então, havia uma demanda grande por moradias práticas e simples.

Inspirada pelos princípios da escola Bauhaus e pelo design escandinavo, o Mid Century chegou para democratizar o design moderno — ou seja, trazer móveis bonitos, funcionais e acessíveis para o dia a dia das famílias. 

Nos Estados Unidos, especialmente, o estilo Mid Century surgiu nos subúrbios e cidades, dando origem a casas espaçosas com layout open-plan, grandes janelas de vidro, e uma decoração que priorizava conforto

Não por acaso, Palm Springs, na Califórnia, até hoje é conhecida como um “museu vivo” do Mid Century Modern, com inúmeras casas dessa época preservadas e celebradas em eventos anuais como a Modernism Week

Quais são as características do estilo Mid Century Modern?,

O Mid Century Modern, como já diz o nome, nasceu de ideias modernistas, em uma época de “reconstrução” — com novas tecnologias, materiais e um novo jeito de morar. 

Enfim, agora que você já sabe a história do Mid Century, está na hora de conhecer suas características. Vamos lá conhecer? 

Muita madeira e couro!

Se tem uma coisa que o Mid Century Modern adora são os materiais naturais

Os móveis de madeira com um acabamento liso são de lei, assim como estofados em couro legítimo que adicionam um toque de sofisticação. 

Na época original, os designers usavam e abusavam desses materiais, junto também de outras matérias-primas, como: metal, cimento, pedra, etc

O resultado? Lugares extremamente aconchegantes, com mobiliários de madeira maciça e sofás de couro tacheado. 

Além da estética, esses materiais foram escolhidos também pela qualidade — não é à toa que muitos móveis da época continuam firmes e fortes por aí.

Alguém disse cores?

Sala de estar com decoração de estilo mid century modern, móveis de madeira, sofá cinza, livros na estante, iluminação suave e grande janela com vista para a natureza.

Embora a base do estilo seja neutra e minimalista, não pense que falta cor nessa paleta!

Pelo contrário: o mid century modern adora inserir pontos de cor estratégicos para dar vida aos ambientes, seja nos quadros, tapetes ou sofás e poltronas

Imagina uma sala com paredes de madeira escura, com sofás de couro preto, iluminação quente ao redor, e um tapete com uma cor verde profunda. 

Não acha que esse tapete que deu um toque diferenciado no ambiente? 

São esses pequenos toques que fazem jus à palavra “Modern”, pois saem apenas do vintage e flertam com o Moderno. 

Na época, era muito comum a utilização de padrões geométricos com cores, seja em tapetes ou quadros. Um exemplo é a obra de Theo van Doesburg, chamada de Composição XXII, de 1922.

Ou seja, o Mid Century Modern é mais do que apenas madeira e couro, também é cor e textura. 

Quer saber as tendências de cores para 2025? Leia o artigo que preparamos para você: Tendências de cores para 2025: as 10 cores mais populares para o ano.

Estamos no futuro!

Apesar do estilo ser de décadas atrás, o Mid Century Modern refletia um futuro idealizado.

Por isso, muitas peças da época pareciam saídas de filmes de ficção científica e soavam como futuristas, como a Ball Chair (1963) de Eero Aarnio.

Nos anos 50 e 60, estávamos vivendo a era espacial e a corrida tecnológica. Com isso, os designers de interiores da época incorporaram esse conceito em suas peças. 

Outro exemplo que reflete isso são as luminárias de pé com cúpulas em forma de disco voador, mesas de centros ovais e cadeiras com curvas futuristas

Não é exagero. Apesar da temática retrô, muitas peças mid-century são vistas até hoje como verdadeiros itens do “futuro”. 

Iluminação quente e aconchegante

Sabe aquela sensação sofisticada e aconchegante que só a iluminação quente pode proporcionar? No Mid Century Modern, isso não pode faltar!

Nesse estilo, durante o dia, temos que aproveitar o máximo de luz natural. Porém, quando chega a noite, o estilo pede uma iluminação quente marcante nos ambientes. 

Abajures de cúpula grande, luminárias de piso com design arrojado e pendentes em metal e vidro fosco criam a atmosfera intimista do Mid Century

A luz é quente, o que remete ao clima nostálgico de décadas passadas. Para criar exatamente esse clima, prefira as lâmpadas 2700K a 3000K.

Mobiliário de cinema

Imagem de móveis e luminárias no estilo mid-century modern, incluindo cadeiras, mesa e luminárias com design contemporâneo e elegante.

Se você é daquele tipo que gostava (ou gosta) de folhear revistas de decoração — ou assistir filmes clássicos como falamos anteriormente — certamente já viu mobiliários mid-century marcantes. 

Um exemplo de mobiliário de cinema é a famosa poltrona Eames Lounge Chair, que é um modelo mid-century icônico e, até hoje, pode ser visto em inúmeras decorações. 

Outros modelos marcantes da época são: 

  • Arco Lamp (1962), Achille & Pier Giacomo Castiglioni;

Deu para perceber que o Mid Century Modern não é pouca coisa, né? 

Essa estética, em essência, presenteou os entusiastas de interiores com um mobiliário tão marcante que atravessou gerações. 

Como decorar com o estilo Mid Century Modern?

Agora que você já conhece as principais características da estética Mid Century Modern, você deve estar se perguntando como decorar um ambiente com esse estilo. 

Como falamos no início do texto, o mid-century está sendo uma grande tendência na década de 2020, então, aplicá-lo, não está sendo algo difícil. 

Para ajudá-lo na caminhada de decoração do seu ambiente com esse conceito, a seguir, separamos 5 dicas valiosíssimas para seu projeto. Veja: 

  1. Evite excessos: a primeira regra do mid century é “menos é mais”. Lembra da influência minimalista e funcional? Então, nada de abarrotar a sala com muitos efeitos ou móveis sem uso. Prefira mobiliários funcionais e estéticos. 
  2. Combine as cores e máterias-primas: como vimos, a paleta do estilo mid century mistura cores neutras com pontos vibrantes e matérias-primas (madeira, couro, concreto, etc.). Então, não tenha medo de “brincar” com as cores. Coloque um verde no tapete, um laranja no sofá, um quadro com cores primárias, poltronas coloridas, entre outros. Mas, lembre-se: não exagere!
  3. Misture o antigo e o novo: uma decoração mid-century não precisa (nem deve) ser um “cenário de época” parado nos anos 40. Ora, já se passaram 8 décadas desde 1940. Muita coisa mudou. Então, não tenha medo de misturar o contemporâneo com o clássico. Por exemplo, você pode pegar uma mesa de centro da época do mid-century e misturar com um sofá contemporâneo de linhas retas. A mistura realça o melhor dos dois mundos: o charme do clássico e o conforto do atual.
  4. Escolha uma peça central: para adotar o estilo mid-century, você tem que ter a peça principal da sua decoração: aquela que se destaca de todas ao redor. Muitas pessoas escolhem a Eames Lounge Chair. Coloque a peça em evidência na composição da sala ou quarto e decore ao redor dela. 
  5. Iluminação quente: lembra da importância da iluminação aconchegante que comentamos? Pois é, igualmente aos mobiliários, a iluminação no mid-century é muito importante. É ela que vai proporcionar a sensação de sofisticação e aconchego — perfeita para colocar um bom vynil e ler um livro. Afinal, essa é a sensação que o mid-century entrega.

Seguindo essas dicas, você vai ter um espaço que “respira” Mid Century Modern. Apesar de estar em alta, podem passar anos, essa estética sempre inspira novas gerações. 

Deu para perceber que o Mid Century Modern é um conceito um pouco minimalista, né?

Se você quiser saber mais sobre arquitetura minimalista, leia nosso artigo: Arquitetura minimalista: saiba o que um conceito tão leve pode fazer pelo seu projeto!

Ah! E se você quiser baixar o template do projeto feito no vídeo. Clique aqui!

Mid Century Modern? Na plug-in Blocks tem!

Amou o estilo Mid Century Modern? Nós aqui da Blocks também amamos! 

Por isso, muitas das nossas famílias paramétricas para Revit são inspiradas nesse conceito. Um exemplo disso é a própria poltrona Eames Lounge Chair, disponível para download.

Já imaginou criar um projeto com uma atmosfera Mid Century Modern em poucos cliques, sem se preocupar com a parametrização? Com o plug-in Blocks é possível. 

No nosso plugin, você encontra mais de 7 mil famílias BIM para colocar em seu projeto de Revit. 

Tá esperando o que para baixar? Faça o download agora mesmo gratuitamente!

Conclusão

Deu para perceber que o Mid Century Modern é um estilo atemporal, né? O que nasceu lá nos anos 40 como símbolo de modernidade, continua relevante até hoje.

E, podemos ser sinceros? Vai continuar assim por muito tempo. O estilo mid century modern foi (e é) tão marcante que é difícil sair da história de interiores. 

Apesar de ser um estilo retrô, ele é uma ótima pedida para aquelas pessoas que gostam do contemporâneo, mas querem dar um toque clássico na decoração. 

Então, se você for esse tipo de pessoa, não tenha receio de aplicar o mid century em seus projetos. 

Gostou de ler este artigo? No blog da Blocks temos vários como este! Acompanhe para sempre ficar antenado nas novas tendências. 

Ah! E não se esqueça de nos seguir no Instagram, TikTok, Youtube e LinkedIn. Também temos conteúdos exclusivos por lá.

Prazer, sou Marcos Miguel, 24 anos, brasileiro e Redator SEO na Blocks®. Sempre tive paixão pela escrita, e o SEO foi amor à primeira vista. Atualmente, estudo Comunicação Social, com habilitação em Comunicação Organizacional, na Universidade de Brasília (UnB). Gosto de dias ensolarados, música e boas conversas com amigos, características que refletem no meu estilo de escrita, sempre focado em dialogar com o leitor. Espero que aproveite os artigos da Blocks®!

Seja Parte da Revolução BIM!​

Receba as últimas novidades do mundo da construção digital diretamente em sua caixa de entrada.

Ao clicar em enviar, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses. Saiba mais em política de privacidade.

Seja Parte da Revolução BIM!​

Receba as últimas novidades do mundo da construção digital diretamente em sua caixa de entrada.

Ao clicar em enviar, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses. Saiba mais em política de privacidade.

¡Sé parte de la Revolución BIM!

Recibe las últimas novedades del mundo de la construcción digital directamente en tu bandeja de entrada.

Al hacer clic en enviar, acepto recibir comunicaciones de acuerdo con mis intereses. Más información en la política de privacidad.

¡Sé parte de la Revolución BIM!

Recibe las últimas novedades del mundo de la construcción digital directamente en tu bandeja de entrada.

Al hacer clic en enviar, acepto recibir comunicaciones de acuerdo con mis intereses. Más información en la política de privacidad.

Be part of the BIM Revolution!​

Get the latest scoop on digital construction delivered to your inbox.

By clicking submit, I agree to receive communications based on my interests. Learn more in our privacy policy.

Be part of the BIM Revolution!​

Get the latest scoop on digital construction delivered to your inbox.

By clicking submit, I agree to receive communications based on my interests. Learn more in our privacy policy.

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.